jump to navigation

É………..só uma perguntinha……………..você já viu uma voçoroca ??????????? agosto 26, 2010

Posted by rbrebello in Sem-categoria.
trackback

 

Em minhas andanças por esse “mundão de meu Deus”, passando pela estrada que liga o Rio a Miguel Pereira, me deparei com essa que é uma das “rainhas” da geomorfologia:  a voçoroca.

Embora eu ainda não tenha chegado na análise dos agentes modificadores do relevo, achei a imagem tão didática que resolvi postar umas breves palavras sobre ela.

Lá na wikipédia você encontra a seguinte definição para ela:

“A voçoroca, boçoroca ou ravina é um fenômeno geológico que consiste na formação de grandes buracos de erosão, causados pela chuva e intempéries, em solos onde a vegetação é escassa e não mais protege o solo, que fica cascalhento e suscetível de carregamento por enxurradas. Pobre, seco, e quimicamente morto, nada fecunda.

A voçoroca pode ser prevenida com a plantação de árvores na beira dos buracos, que agem como guarda-chuva do solo contra a chuva e vento, além de evitar que o fluxo da água leve consigo terra e sedimentos, que são retidos por suas raízes.

É um fenômeno prejudicial pois destrói terras cultiváveis e colabora para o assoreamento de rios e entupimento de redes de esgoto, que ficam entulhadas por detritos do solo, facilitando o processo das enchentes urbanas.”

Na dinâmica geomorfológica a voçoroca se insere dentro dos fenômenos de encaixamento da rede de drenagem e participa da destruição das formas de relevo.

As fotos foram tiradas nessa terça-feira 24/08/2010, no município de Miguel Pereira, no trecho anterior à subida de serra.

 

“Ela”  de longe….

Foto-0013

 

De novo………..

Foto-0012

 

Outro ângulo………….

Foto-0020

 

De perto……………

Foto-0021

 

De perto de novo………………….

Foto-0010

 

Essa é a estrada que separa o vale em que se encontra a encosta que está sendo afetada por “ela”.

Foto-0022

 

O outro lado da estrada e do vale………

Foto-0017

 

Agora você já pode dizer que viu uma voçoroca…………

RSRSRSRSRSRSRSRS……….

 

 

Até a próxima !!!!!!!!!!!!!!!

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário